E a cada dia, sua vida, que antes se via entre meninos correndo a ladeira de sua rua, a chegar correndo em casa, e tomar seu banho antes que seu pai percebesse, e nele batesse, hoje, é tão vasta e ao mesmo tempo tão frutífera quanto uma árvore cheia de mangas no cerrado.
Mangas que o representam, pois ele é fiel aos seus princípios (os poucos que construiu), formando um duro caroço, incorruptível, que somente os deuses para quebrá-lo e formar uma nova semente; e doce em espírito, em bondade, em paz.
Nosso Aprendizado
E assim, como esferas em zigue-zague, tentamos nos fixar em retas, em caminhos que nos levam à verdade, à justiça, ao amor, e a outros valores dos quais tiramos nossa humanidade do dia a dia; outros, claro, sem medo de dizer, traçam caminhos apenas com o sentido material da coisa, o que não deixa de ser humano também.
Contudo, quando este jovem se levanta, e põe os pés no chão, as árvores balançam ainda mais lotadas de frutos, o sol brilha mais que ele próprio, e crianças esquecidas no fim do mundo sorriem, pois sabem que a esperança acordou, e o mundo voltou a girar.
É a esperança que tenho em ver e ouvir, tão perto de mim, um grande ser, um grande homem nascer e provar, não apenas para si, mas ao ser humano, que somos e podemos ser o que quisermos no melhor sentido da palavra. Podemos mais: surgir como esferas brilhantes em meio a um mundo escuro e poluído, sem amor, sem vida, que mostra o âmago bestial do homem.
É a esperança de ver, além-formas, um sol entre nós, percorrendo nossos caminhos, nossas casas, nossas vidas, ainda que se pareça conosco, todavia não é: ele vai amar mais que o homem, vai sentir a justiça e fazê-la, vai ser forte tanto quanto um vulcão ressurgindo depois de milhares de anos extinto, vai deixar correr suas larvas em meio a um mundo adverso e frio, no qual não temos para onde ir, e ele, esse jovem, filho de algum deus grego, nos fará renascer ante nossas falhas e acertos, entre nossas violações e perdões, e nos ditará, como em mandamentos e leis antigos, nosso maior caminho...
O universo é pouco para o seu grande caminho ladrilhado de estrelas.
É isso que espero não apenas desse jovem, mas de todos os jovens do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário