sexta-feira, 5 de junho de 2015

A Árvore Humana (ii)


Elas se comunicam com a sua grandeza.


Na cultura Egípcia, um tanto mais complexo o estudo da iniciação, havia os deuses, potencialidades existentes em culturas diversas, os quais eram responsáveis pelo sustento espiritual do homem, que, por sua vez, era de seu povo.

Para o faraó o povo era seu filho, ou mais que isso. Era parte  dele. E faria o possível para trazer os benefícios materiais e espirituais à sua sociedade. E como ponte entre os deuses e o seu povo, o faraó deveria ser iniciado nos mistérios, e por isso fazia  comunhões iniciáticas em templos fechados – comum a todos os estudantes dos mistérios – nos quais mudava até mesmo de nome...

Na Antiga Grécia e em Roma, e sacerdotes e sacerdotisas, com suas vocações, passavam pelo sacrifício (sagrado ofício) em deter-se aos deuses incriados. Contudo, devia-se ter a natureza para tanto, ou seja, desde a tenra idade, o candidato à iniciação já possuía um chamado da alma para sua função de protetor da Entidade ou entidades.

Em culturas ameríndias, tivemos a honra de estudar a forma como eram feitas as iniciações. Todas elas, ao contrário do que percebem os estudiosos, não eram com guerra individuais ou coletivas, mas por meio de guerras simbólicas, nas quais o candidato à iniciação teria que passar por uma prova também simbólica – e passava.

Depois de anos, em suas decadências, percebe-se que várias tribos se guerreavam entre si, ou guerreiros até a própria morte com fins iniciáticos. Aqui, como já se mostrou em vários livros, cabeças são retiradas e outros membros, como o coração, eram oferecidos aos deuses, como se fossem senhores humanos à espera dos servos...

Sabemos que a distância entre a realidade de uma simbologia perfeita e a literalidade é imensa quando se desvirtua um símbolo. E quando me refiro a símbolo, mais uma vez, me remeto a uma universalidade que representou, durante muito tempo, uma religiosidade maior e melhor.


Isso, no entanto, não nos distancia da compreensão teórica do que foi a iniciação. Mesmo porque podemos, com um breve esforço, praticá-la, dentro de nossas possibilidades.

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