quarta-feira, 31 de agosto de 2016

VOCATUDE (iii) Final




Um chamado da alma, que reluz no cimo de uma montanha gelada, a espera de ser alcançada, inaugurada por uma bandeira branca, sem cor e sem dono. Porque somos sem cor, sem donos, e no fundo de nossas pretensões internas, as mais belas, bate um coração transparente, cuja veia tem uma ligação com o universo, com o mais profundo do cosmos, no qual o mais misterioso dos seres reside: você.

Assim vejo a vocação... Distante e ao passo livre de interesses, dos quais surgem a mais belas ideias a respeito do homem, de seus ideais, de seu caminho. Ideias essas que nascem por segundos e morrem noutro, mas que jamais serão esgotadas quando direcionadas ao ideal, simplesmente porque ele é espiritual – nada mais.

Hoje, em meio à crise não apenas de valores, mas em todos os sentidos, há heróis que se desvencilham de suas reais profissões nas quais esteve há anos, e que sobrevivera a vários governos, os quais não foram tão cruéis, entretanto, há sempre um que vai lhe dar todos os precipícios e vai fazer você pular de um... abandonando aquilo que você mais ama – a sua profissão, que desde pequeno lutara para ser.

Não se pode falar, atualmente, em vocação, graças a essa demência política porque passamos, a que assistimos, e que dela morremos um pouco todos os dias. Vocação, aqui, hoje, soa como uma brincadeira anormal, sem graça, ou apenas uma brincadeira filosófica, que reacende as chamas de nosso pensamento em meio às cinzas nas quais passamos descalços, e depois, voltamos tudo de novo.

Mas... Os valores são utópicos até o momento em que nos sentimos passiveis de respeitá-los como tal. Se somos passivos a ficar sentados, morreremos sentados; mas estamos de pé, caminhando, buscando, renovando para o nosso bem a história nossa que precisa de não somente ideias, mas de reformas a partir de preceitos antigos, dos quais grandes nações nasceram, foram maiores que estas que admiramos. Estas que se mostram civilizadas, porém, desrespeitam a matéria prima: nós, humanos.

A vocação não deve ser um conto de fada; nem um mito, no pior sentido da palavra, mas um coluna forte, feita do melhor material, erguida pelo melhor dos homens, e plantada na profundidade de uma fundação milenar.


Por enquanto, enquanto a grande montanha é apenas um sonho, sejamos nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Parte que nos Falta

"É ótimo ter dúvidas, mas é muito melhor respondê-las"  A sensação é de que todos te deixaram. Não há mais ninguém ao seu lado....