segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

A Dor do Imediatismo



...Um dia um grande filósofo a palestrar, com sua versatilidade de sempre, me fez ouvir umas mais interessantes máximas que já passou pelos meus ouvidos... "O Imediatismo é perigoso". Falava de uma da pressa que temos em ter, ganhar, obter, apegar, pegar (sinônimos!) as coisas, de modo a tê-las simplesmente pelo fato de tê-las, nada mais.

Qual é o mal nisso?... A forma pela qual conseguimos. Nossa própria organização individual toda trabalhada para que a tenhamos em nossas mãos o objeto (do menor ao maior), e nos sentir.. bem. Isso pode, segundo explica o filósofo, desentranhar uma série de problemas pelos quais passaremos, como que abrir uma caixa na hora errada, e nos maravilharmos com o que tem dentro... 

Porém, não era a hora. Assim, se nos dedicamos a realizar nossos projeto de forma imediata, sem que saibamos exata, o momento certo, a forma como realizar, pode implicar uma série de mudanças em nossas vida. E não é para melhor.

Imagine darmos asas a uma formiga, ainda que um dia todas a tenham, mas que àquela pequena e pobrezinha formiga, pelo fato de sentirmos pena, temos o poder de a ela dar o melhor. A princípio, a nosso ver, nos sentimos bem, nosso ego se eleva, nossos sorrisos se fazem divinamente, graças ao nosso ato cristão, contudo esquecemos a parte natural da vida, que é deixar que cada um passe por seus problemas, ainda que visível em sua necessidade de ter e não conseguir seu quinhão, mas é um dia, por sua natureza -- nesse caso, a formiga -- é mais que provável que ela vai ter suas asas...

Se a ela damos asas, com certeza, pulará uma série de provas pelas quais o destino pensou em dar (não somente a ela, mas a todas que um dia passou ou passará). Nesse minuto, em um intervalo de tempo frágil, nos vem a compaixão, um dos sentimentos mais leais do cristianismo, entretanto que atrapalha em quase cem por cento o crescimento de muitos que precisam ir atrás de seus objetivos com suas próprias pernas e mãos.

Mas não estou aqui para falar da compaixão, e sim do imediatismo, que nos torna desorganizados futuramente, às vezes, muito mais rápido que imaginamos, pois sempre queremos tudo da maneira mais rápida, para sanarmos nossos desejos. Não somente no material, percebo. Na maioria das vezes, em orações, quando a pessoa está aflita, e pede a Deus que proteja seu filho, sua mãe, seu melhor amigo, sua familia enfim, todos aqueles que são dignos de proteção divina -- ou não! -- e não adianta dizer que existe uma organização natural em nossas vidas, que está religada com um processo tão desconhecido quanto o próprio espaço, e que se o adiantarmos, ou mesmo renegá-lo, sofrerá uma mudança -- ao meu ver também natural -- porém com consequências graves, pois quando se estica um elástico e depois desiste dele, umas pontas pode voltar com toda força em seus olhos.

O imediatismo também nos faz pensar que teremos um grande ano, cheio de bonanças, festas, e por isso desejamos satisfação financeira, dentre outras coisas. E, mesmo sabendo que é difícil, fazemos o possível para realizá-las o quanto antes, com o fim de sermos brevemente -- antes do vizinho -- "felizes". Esse é um mal que nos consome com o tempo.

E quando olhamos para cima, nos perguntamos acerca do desejo das estrelas, do sol, dos comentas... Será que, se tivessem desejos, o fariam mesmo que nós?.. E agora, será que desejam o quê? Nada. Querem apenas realizar seu trabalho com fins de transformar o universo um pouco melhor a partir do que são. Isso, talvez, seja a melhor coisa que podemos, de alguma forma desejar, e quem saber, realizar se realmente, do fundo de nossos corações desejássemos.

Sabemos que, materialmente, tudo é possível, pois trabalhamos com que vemos, apalpamos e, assim, vamos atrás, e queremos mais, quebrando todas as regras da vida. E quando desejamos um mundo melhor, o que teremos que fazer?... Buscar ter o que há de melhor nele ou ser um pouco melhor dentro dele?

Sejamos pacientes e teremos mais que tudo, seremos livres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Parte que nos Falta

"É ótimo ter dúvidas, mas é muito melhor respondê-las"  A sensação é de que todos te deixaram. Não há mais ninguém ao seu lado....