terça-feira, 4 de abril de 2017

Fuga de Si Mesmo





Na tentativa de encontrar a nossa verdade, que, às vezes se encontra mais longe da real, nos distanciamos de nós mesmos. A culpa é dos interesses, desses castelos frágeis que montamos e remontamos através dos tempos em que vivemos. A culpa poderia ser, também, de vários outros interesses que nos contaminam e nos distanciam mais ainda daquilo para qual somos idealizados. 

Os deuses nos idealizaram. Para quê?

Se nos surgem oportunidades de repensamos o que somos, para onde vamos e por quê, desviamos e saímos da rota de colisão, que, por sua vez, somente uma ou duas vezes, nos ocorre na vida... Os outros noventa e nove por cento são fórmulas criadas racionalmente para opinarmos, ficarmos alegres, nos sentimos mais inteligentes, mais humanos até, como se fôssemos donos da ocasião.

Temos que tomar cuidado com isso.

Fomos moldados à imagem dos deuses, com elementos híbridos dos quais podemos retirar a água, a terra, o vento e o fogo sem medo. Mergulhar em nós mesmos, buscar a realidade que tanto nos bate à porta da consciência, mas sempre voltados a uma direção nos enviada pelas potencialidades divinas, concretizadas pelos melhores homens do mundo.

Não tem erro.

O único erro talvez seja o medo em excesso. Esse ser tão poderoso, que nos faz correr para debaixo das camas metafóricas (ou reais), é uma ferramenta maravilhosa se usada com pudor. Fora disso se transforma em um caos, conflitos, desespero enfim, em tudo que deságua nos rios depois de virado produto mal cheiroso. É o medo em excesso.

Nada melhor, portanto, do que termos cautela, e dar os primeiros passos em direção ao que um dia buscamos: a verdade. Devagar e sempre, sem embrutecer o coração, sem baixar a guarda, sem irracionalizar a mente, apenas seguir como um cavalheiro em busca do dragão perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Parte que nos Falta

"É ótimo ter dúvidas, mas é muito melhor respondê-las"  A sensação é de que todos te deixaram. Não há mais ninguém ao seu lado....