domingo, 14 de maio de 2017

Em Nome de Minha Mãe

Orquídea. A Rosa que a simbolizava.
Homenagem.


QUE saudades tenho daquela senhora querida que não volta mais. Que saudades das risadas, das debochadas leituras, dos sonhos nas alturas, do assobio cintilante, do amor avante, que não volta mais.

Mãe, pensar na senhora tornou-se tão necessário quanto no dia em que te vi pela última vez. Não tem importância, não acredito na morte, mas na continuação desse sonho chamado vida. O que carregamos não vai conosco, apenas a paz que plantamos juntamente com o amor que semeamos. E a senhora deixou e levou todo o amor que tínhamos, e mesmo assim, em nós, volta sempre que pensamos em ti.

Em homenagem à senhora, queria postar esse poema de Casimiro de Abreu, o qual soube transformar em palavras toda essência que a senhora tinha nessa alma enorme, e que por isso chorava quando o lia.


MEUS OITO ANOS


Oh ! que saudades que eu tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais !
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais !
Como são belos os dias
Do despontar da existência !
– Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é – lago sereno,
O céu – um manto azulado,
O mundo – um sonho dourado,
A vida – um hino d’amor !
Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar !
O céu bordado d’estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar !
Oh ! dias de minha infância !
Oh ! meu céu de primavera !
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã !
Em vez de mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã !
Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
De camisa aberta ao peito,
– Pés descalços, braços nus –
Correndo pelas campinas
À roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis !
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo,
E despertava a cantar !

Oh ! que saudades que eu tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais !
– Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Parte que nos Falta

"É ótimo ter dúvidas, mas é muito melhor respondê-las"  A sensação é de que todos te deixaram. Não há mais ninguém ao seu lado....