terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Poder da Amizade

 Quando, um dia, entrei para as asas da filosofia, um professor nos disse: “Um bolo você pode repartir para muitas pessoas se quiser, mas a música, esta não se reparte, ela é universal. A integração dela com todos é imediata, por isso é mais espiritual que o bolo...”

Hoje, após anos de pensamentos voltados a essa área, percebo, agora, a importância dessa grande frase, dita pelo grande professor. Pois nela, consigo refletir acerca do que é verdadeiro para o ser humano, do que é realmente espiritual.

Com os valores em baixa, sinto a falta de um exemplo que possa se encaixar nessa frase, de um algo especifico e necessário, além da música, além do sol, do qual tiramos tantas lições... e por incrível que pareça a mim – ou a nós humanos – podemos colocar a amizade como um desses valores pelos quais vivemos e lutamos acima de algum valor nato, concreto, criado pelo próprio homem.

A Amizade, essa com “a” maiúsculo, nos foge às vezes das mãos, ainda que dela precisamos como se fosse o pão de cada dia, o remédio, ou mesmo o próprio sol da gente. A amizade, filha da grande necessidade de ser social, irmã da paz e da solidariedade, gêmea da esperança, pode ser a salvação ante a deterioração de um mundo vazio e cheio de uma solidão que nos traz desamor, frio e depressão... É a música do mundo.

Hoje, infelizmente só hoje, percebo o quanto o mundo precisa de amizades puras, em pessoas que necessitam da nobreza, da ética e de uma moral, assim como precisamos de água no deserto.

A música da Amizade me veio quando percebi, no fim de semana, que tenho amigos, reais, sem rancores, sem medo, e com grande coragem, fidelidade, confiança, etc, etc... Todos eles advindos da humildade, um substantivo que precisa ser decifrado em lugares nos quais o coração humano ainda desconhece. Estou falando de maus caráteres que residem dentro de roupas elegantes, sorrisos falsos, faces frias, as quais enganam e transformam o mundo em uma grande melancia podre.

Meus amigos, hoje posso falar, residem dentro do meu coração, assim com o meu próprio coração reside em meu corpo. Tais amigos, cuja amizade se torna mítica, me honram com suas presenças, pois deram, mais uma vez, um grande sinal de que a terra é uma geradora de grandes seres.

Sábado.

Eu já os havia procurado para me ajudar na grande mudança que seria feita num prazo de uma semana. E eu os procurei em apenas três. Notórios amigos, deram-me suas palavras em conseguir caixas, caminhão, ajudantes, e, assim, o foi. No grande dia, acordei por volta de sete da manhã, apreensivo, com o coração na mão, esperando os grandes gladiadores do presente chegarem.


Telefonei para todos. Num total de três. E pude perceber o quanto eu estava sendo ingênuo em relação aos meus sentimentos de desconfiança, pois todos – digo todos – já estavam de pé naquele sábado, como que esperando o general para dar as ordens. E a cada telefonema, eu me emocionava lá no fundo de meu coração.

Mudança


Nesse dia, tudo transcorreu de maneira leve e rápida, alegre e cheio de paz. Não houve nada com que me preocupar, apenas pela molecagem natural dos grandes soldados que vão à guerra, como se vai brincar de bolinhas de gude...

O aprendizado que me deixaram jamais sairá de minha alma, pois todos eles se foram – cada um para a sua casa – como se nada tivessem feito, ou melhor, como se tivessem feito um trabalho para o sagrado, para Deus, e é assim que devemos nos comportar sempre, como se fôssemos apenas meros instrumentos naturais da vida (na vida), agindo com amor e graça, nas horas mais difíceis, e nas mais fáceis.

Eu, nesse dia, senti-me um dos seres mais privilegiados do mundo, porque sei que ainda precisamos rever nossos conceitos acerca de muitos valores, mas também acerca de outros nos quais cabemos, mas não damos valor... A amizade, descobri, é um dos valores dos quais se pode tirar tantas coisas, tantas! Pois ela, além de tudo, nos faz dormir bem, acordar bem, pois sabemos que, ao abri nossos olhos, estaremos prontos para aprender mais sobre ela...


Ao grande Guarná, Alex, Piauí, e ao meu grande sobrinho Junior,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Parte que nos Falta

"É ótimo ter dúvidas, mas é muito melhor respondê-las"  A sensação é de que todos te deixaram. Não há mais ninguém ao seu lado....