sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Nas mínimas coisas...

Hoje, 11 de novembro de 2011. Uma data esotérica. Mas o que significa esotérica? Na Antiguidade, significava uma linguagem não acessível ao grande povo, mas apenas aos poucos iniciados que se adentravam na linguagem sagrada. Assim, o fora a escola Pitagórica, a escola de Eleusis, a escola estoica, etc... Isso na Grécia, lugar de uma filosofia clássica e prática que pairava no ar, na vida e na educação de todos.

Hoje, esotérico não tem nada mais a ver com o passado. Muitos, em razão de notícias que circulam nas redes e jornais impressos, se impressionam com o teor da matéria acerca do grande dia (11/11/11!) e vão atrás do que se trata. Outros, em razão da formação moderno-budista, ou xintoísta, tanto faz... Organizam passeatas, eventos nos quais a meditação é o foco principal, e mais adiante, mais alguns que acreditam no fim do mundo... Há aqueles que, cientificamente, opinam, sorriem, e dizem “nada nos vai acontecer, as datas são invenções humanas” – nada mais racional.

Contudo, só se esquecem de que somos seres humanos e participamos de um Todo  -- todos os dias. E isso não é invenção humana. É algo inato, que se “discutia” e se respeitava nas escolas iniciáticas da Grécia antiga, e por isso, temos que, diariamente, não apenas em datas gêmeas (12/12/12... 10/10/10...), elevar nossas mentes à quietude da vida, em algum lugar que corresponda a esse silêncio. Não possível, pensar em algo belo, bom e justo, dentro do que realmente o é. Algo que traspasse nossos valores individuais e caiba na casa dos valores humanitários, mais profundos e menos egocêntricos.

Realmente é algo que, desde que o homem é homem, vem sendo feito. No entanto, o que é sagrado para um, hoje, não é para o outro. Antes, tudo havia de ser sagrado, assim também o homem o era, pois todas as coisas participavam (e ainda participam) de tudo, sem divergências, como uma grande engrenagem, cuja sombra dela era a sua essência (mundo das ideias de Platão).

Não deixemos que se vá a prática dessa virtude tão humana, que é a busca pelo sagrado, ainda que seja de maneira moderna, física, mental, diferente da dos grandes iniciados, mas que nos traga sinais de que estamos e somos seres que se espiritualizam nas mínimas coisas, por mínimas coisas, e criaremos, assim, não só em datas gêmeas, mas em datas heterogêneas, mais seres que vivenciam o lado que realmente nos interessa. O lado humano.

Um comentário:

  1. sabe no meu ponto de vista a data 11/11 era somente mais um dia que conicidia os mesmo dia e o mesmo mes e agora o mesmo ano, as pessoas elas trazem simbolos pra voda delas e foi isso que ocorreu nesse dia, pessoas ruins que se designam terroristas, ou outros fenomenos que pessos criam, fazem com que essa data seja algo para nos chocar, mas tudo pode acontecer em qualquer dia, como um aniversario, todo dia as pessoas nascem mas o dia que elas nascem e importante pra elas mesmo sem o mundo inteiro saber. "Esse podia ser o minuto
    Eu estou ciente de que estou vivo♫" amo seus textos !

    ResponderExcluir

A Parte que nos Falta

"É ótimo ter dúvidas, mas é muito melhor respondê-las"  A sensação é de que todos te deixaram. Não há mais ninguém ao seu lado....