quinta-feira, 23 de julho de 2020

Para entendê-Lo




Sei que estou sendo um pouco (pra dizer muito) breve em minhas dissertações acerca de um assunto tão belo e ao mesmo tempo tão profundo. Todavia todos sabem que, desde quando construí esse blog, este que lhes fala, tenta levar opiniões relativas às buscas diárias de Deus em sentidos diversos... Mas principalmente com focos filosóficos. Assim será sempre.

Então o leitor (numerosos demais!) deve ter uma certa leitura do que é Filosofia, Ideologia, Educação, Política, no sentido tradicional da palavra, enfim, de tudo que nos burla ou incomoda (no bom sentido) a alma... E ontem, mais uma vez, venho a falar Dele, de Deus, de uma maneira muito compacta, quase 'relâmpaga', e ao mesmo tempo simplista.

Não tem como não falar em Deus dentro de um mundo tão confuso, estreito de educação e desvirtuado de conceitos. Por isso, não canço de dizer... Precisamos de referenciais, urgente. Pois, neles, esconde-se um pouco do que somos, ou seja, do mestre interior, do Grande Professor que necessitamos. Todas as culturas, em todas as épocas, sabem disso, acho que até a atual sabe, entretanto, como disse, desvirtuou esse conceito também.

Olhar para cima ou para baixo, ir para esquerda ou para a direita, andar como? devo ser bom ou não, ou mesmo o que é mal? e por que o somos, se amamos o bem? o que é justiça? será que sou justo? o que é injustiça? será a falta da Justiça ou simplesmente a ignorância acerca desta?... E assim por diante. O referencial, por menor que seja, pode nos responder tais perguntas.

O assunto, no entanto, não é algo fácil de se entender, mesmo porque criou raízes profundas na humanidade. Revelou-se uma árvore tão maior que a higdrasil* dos nórdicos. Então referenciais, como salientei no início, somente com grandes homens que nos elucidam sem nos criar raízes também, de modo que, se nos tornarmos discípulos, procuramos a nossa verdade, não aquela que nos foi instigada pelo mestre que se nos revelou.

O papel do mestre, no entanto, não é tão breve; muito pelo contrário. Pode vir a ser pelo resto de nossas vidas, até a morte dele. Porém, sua grande palavra nos fica até o nosso 'último' suspiro. 


Até amanhã


R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Parte que nos Falta

"É ótimo ter dúvidas, mas é muito melhor respondê-las"  A sensação é de que todos te deixaram. Não há mais ninguém ao seu lado....