segunda-feira, 19 de março de 2018

O Que Fica

Como caracóis que se vão lentamente, homens e mulheres do mundo inteiro, desde a tenra época, em seus ideais de liberdade, de humanidade e amor, ladrilham ouro em seus caminhos, os quais são seguidos, imitados, copiados e até mesmo desvirtuados com intenções outras na voz de outros. Estes últimos não importa. Somos dotados de sacralidade, de uma profunda força descomunal que desconhecemos.

A prova disso é que há milênios contamos histórias de seres que andam em cima da água, que ressuscitam após a morte -- não somente no cristianismo, como também na cultura egípcia, maia, enfim --, que se tornam maiores do que foram, do que eram, e crescem mais ainda.

Entretanto, nós, com a tendência em elevar-se, procuramos, interesseiramente, amar as pessoas, fazer algo por elas, ir às favelas da vida, transformar vida de moradores em algo digno, e às vezes ser a voz daquele que nascera como um excluído. Tais humanos, de interesses egoicos, ainda que partidários em suas causas, são vistos como salvadores de pequenos mundos, mas significantes, dentro dos quais heróis e heroínas não precisam ser bons por completo, apenas falar em nome de alguém que se sente reprimido pelas forças ocultas de um Sistema que se diz democrático...

Estranho poder esse, cujo Estado não faz sua parte, instituições não fazem sua parte, nem mesmo aqueles que são eleitos pelo cidadão abandonado, ignorante e romântico, fazem sua parte... Sistema esse no qual é preciso que surjam mulheres maravilhas partidárias, super homens interesseiros, e morcegos gigantes que sugam o sangue do pobre com vistas a transformar sua vida futura em algo eterno, ao contrário do homem morcego (Batman), que idealiza salvar o próximo, haja o que houver.

Mas o real caracol, que se arrasta lentamente em nome do algo maior do que ele, digo, maior que suas pretensões externas, surge como um ser fiel ao universo, ao sagrado sistema interno, que foi um dia objetivo de muitos que por ele morreram, contudo, sabiam que a morte não era o que pensamos, refletimos por fim, era apenas o começo; não se mata uma ideia, diziam na tradição, nem mesmo se sabe de onde ela veio. 

Assim, não precisa ser um Cristo ou mesmo um Buda, nem mesmo um Platão, Aristóteles, cujas ideias permeiam até hoje, em nome de modificações internas e externas da humanidade; um indivíduo, ainda que pobre estruturalmente, mas elevado em ideias de reestruturação educacional, dentro de um grupo pequeno, quase obsoleto, contra um sistema que mórbido, que tenta com suas mão gigantes deter a água da liberdade,  pode fazer sentido... Pode mais, pode ser um grande herói.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Parte que nos Falta

"É ótimo ter dúvidas, mas é muito melhor respondê-las"  A sensação é de que todos te deixaram. Não há mais ninguém ao seu lado....