sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Responsabilidade: o equilíbrio que se vai.

Equilíbrio entre pai e filho; cada um fazendo sua parte.


Hoje quando me vejo casado, sinto que muitas coisas não mudaram, como a grande responsabilidade de um homem, que eu jamais larguei durante toda minha vida. Digo porque, quando pequeno, já trabalhando aos doze anos de idade, colocava as primeiras moedas nas mãos de minha mãe, mesmo sem saber para que eram ou se haveria retorno ou não.

Claro que, intuitivamente, sabemos sim da importância disso quando realizamos atos como esse. E quando via minha mãe na labuta, a entregar as roupas que lavava a um bando de bombeiros que a descobriram como a melhor das pessoas para o serviço (não podemos ter vergonha do nosso passado), sentia que o trabalho, assim como o de meu pai, ainda que meio ignorante para muitas coisas, trabalhava com amor e dedicação a sua empresa de construção – foi pioneiro nisso.

O que estava se construindo em mim era o sentimento de responsabilidade familiar, social e qualquer uma que houvesse para eu abraçar, graças aos dois, que me amavam do seu jeito, e eu, do meu, ou seja, imitando-os.

E hoje (voltando), com anéis dourados em nossos dedos da mão direita, eu e minha esposa realizamos coisas que muitos não entendem, e ficam coçando a cabeça, como micos que se concentram apenas em observar o humano. Não falo de minha família, pois toda ela sempre se realizou a fundo em práticas profissionais, em estudos, ou seja, também sempre trabalhamos, e nunca nos entregamos. Falo dos observadores de rua, os quais se sentam, conversam, e por dentro nos aplaudem.

Mas a questão não é essa. Eu só queria dizer que sem ele, sem esse exercício físico, ainda que obrigatório para muitos, para a maioria dos graduados emocional, psicológico, à minha família, sempre nos foi um ponto de equilíbrio constante no qual sempre nos fez nos harmonizar e realizar feitos, pequenos ou grandes, mas com grande valia para a educação  de nossos sucessores, nossos filhos.

Contudo, ainda que queiramos dar exemplos, nos esforçando o máximo para a realização de um todo, principalmente comportamental, nos vem a realidade do “depois do portão”, que nos invade a casa, sobrepõem-se em forma de internet, sites, diálogos informais, jogos de terror embutidos, como se estivéssemos a treinar fuzileiros do futuro, no entanto  como guerreiros de um futuro teriam que batalhar no presente, vivenciá-lo, sentir sua fraqueza, invadi-lo.

Parece-nos que o treinamento para tais guerreiros baseia-se em contradições. Hoje vivemos de jovens que se esforçam o máximo para fugir do trabalho, e o pouco que conseguem dessa fuga, transforma-se em uma realidade fantástica ao ponto de traduzir-se em imaginações quentes, sem nexo, como se houvesse algum ponto real e certo em sua vida...

Ou seja, na prática, a fuga assemelha-se ao trabalho, e na maioria das vezes o trabalho se torna o vilão, pois o faz seguir regras, disciplinas para as quais nunca fora nascido ou educado, e sim monstros dos quais se deve fugir eternamente. 

Essa natureza, no entanto, presa a valores em desiquilíbrio, pode ser quebrada e outra pode ser forjada em aço. O aço da responsabilidade. Ou seja, abraçar pequenas causas plausíveis, assegurar-se de que somente a pessoa pode ser responsável por aquilo que abraça, e nunca, jamais, deixar sucumbir por sentimentos de vingança a qualquer entidade de uma sociedade em putrefação, que não nos dá exemplos em nada; não deixar que demônios internos se revelem em sindicatos, pleiteando mais e mais, se nossas forças são limitadas --  assim, se isso houver, consequências virão em forma de roubos, furtos pequenos, sucessos rápidos, enfim... tudo que não se quer de um inimigo, muito menos de um jovem.

Voltando

Quando cresci, vi que somos a soma do que trabalhamos e do que nos responsabilizamos. Ontem, eu era objeto de responsabilidade de meus pais; um pouco mais a frente, eles foram meus jovens, pelos quais fui responsável, e hoje, como meu filho nessa linha imaginária tradicional de crescimento físico e psicológico, abraço-o, como a mim mesmo, antes de pular de um avião em movimento; amanhã, sei que serei seu objeto, mas sei que não gostarei de sê-lo, ainda sim terei que aceitar, terei que dormir e um dia não acordar, pois sei que até lá uma outra responsabilidade dele vai nascer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Parte que nos Falta

"É ótimo ter dúvidas, mas é muito melhor respondê-las"  A sensação é de que todos te deixaram. Não há mais ninguém ao seu lado....