quinta-feira, 14 de maio de 2015

O Real e Irreal. O que queremos?



Enxergar pela alma é trazer aos olhos o que o impossível revela. Metáforas, semânticas, símbolos, tudo, menos o que o real, o concreto é, assim como nascemos, como somos. Assim como as pedras são, cheias de pontas, às vezes, lisas, e duras, como sempre são.

Enxergar pela alma é ser poeta, e ver o que está por trás do mundo, das vida, do oculto. É ter medo do que não existe, é inventar uma grande necessidade com a grande finalidade de se viver. É inventar sentimentos, dar nomes, se prender, morrer antes de provar o real sabor do tudo, do nada.

Sonhar, uma forma de ver o que acreditamos que seja, assim como queremos e não respeitamos o que realmente é. Sonhando, tendo esperanças, ressuscitando, é estar preso ao que imaginamos, tão loucamente, desesperadamente, que o tornamos nosso, de mais ninguém.

Sem sonho, sem poesia. Sem sonho,sem romantismo, sem lágrimas, sem mortes pelo que não é. Por isso, o sonho -- esse ser gerador de premissas plenas de elucubrações -- existe. Para não se morrer em vão.

Não levemos a sério esse contexto, nada nos faz melhores se não enxergamos o mundo de uma maneira mais sutil, melhor, mas simbólica, seja metafórica ou semanticamente, pois, se necessitamos, seja para viver ou morrer, é em razão de haver uma real existência, ainda que não seja concreta.. 

Mesmo porque nem tudo que se vê, há uma nele uma realidade, e, ainda que seja revestido de pontas, de cravos, de taxas, pregos ou tábuas da melhor madeira, podemos dizer que, neles, o amor se faz, quando envolve um mistério que religue ao todo -- tão real, tão eterno quanto nossa capacidade de compreender se faz.

Levemos a fé, a verdade, e outros valores não criados como formas fortes, que nos revitalizam, e nos fazem tão humanos quanto àquele que se encontrou num monte tibetano. Assim, pelas águas, não concretas, mas nas primordiais, nas quais se mergulham os golfinhos do além, como forma de simbolizar nosso nascer eterno, vamos acreditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Parte que nos Falta

"É ótimo ter dúvidas, mas é muito melhor respondê-las"  A sensação é de que todos te deixaram. Não há mais ninguém ao seu lado....