quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Sentido

Todos os sábios deste mundo são unânimes quando nos referimos à força, fé, religiosidade, amor, vida, morte, à reencarnação, aos detalhes dos jardins da vida que são tão importantes quanto o ato de vê-los crescendo diante de nossos olhos. "As diferenças nos tornam flores de jardins imensos", dizem, como se a certeza de que tudo é certo, real, independente do que acreditamos, e somos.

Questão é que damos valores à nossa opinião. Somos frutos de interesses arcaicos, não tradicionais no sentido de conhecer para ampliar, mas no sentido de restringir e fechar o cerco e dar notoriedade à nossa razão. O Sábio não opina. Dono de si, sabe para onde vai e o que expressa em palavras e corpo. Às vezes, dentro dessa veia reflexiva, percebemos coisas que não são; todavia, os sábios buscam respostas, buscam coisas que são.

O despertar das coisas que são/ é percebido quando temos simpatia pela nobreza, pela honra, pela verdade clara que parte de princípios altos, não rasteiros inibidores, como de ditadores que nascem todos os dias, não. Mas de homens que brilham e dão sua vida -- corpo, alma, espírito -- a tudo que vale à pena para conhecer a si próprio, e por consequência a Deus.

Todos os homens, em seu íntimo, guarda um sábio. Contudo, se não for resguardado o valor a ser dado a ele em tempos difíceis, ou seja, se mergulharmos em tendências modistas, relativistas, capitalistas, sistemáticas, estaremos dando passos para trás, para longe do que somos -- sábios naturais. E nessa estreita forma de nos conhecer, também há aqueles que, mesmo e apesar de tudo, sangram, levantam-se, voltam a lutar e se conhecem melhor do que pacificadores de plantão, que nascem junto com outros corvos que enganam só pelo fato de abrir o bico.

Tudo é válido para se autoconhecer, para se elevar, tornar-se-se melhor a cada dia. Tudo pode ser uma grande batalha dentro da qual se pode ser protagonista, como um herói, um salvador de pátrias, um rei maravilhoso, de modo que, em seu meio, o mais curto ou o mais complexo, podemos ser o que queremos.

Eu quero aprender com o sábios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Parte que nos Falta

"É ótimo ter dúvidas, mas é muito melhor respondê-las"  A sensação é de que todos te deixaram. Não há mais ninguém ao seu lado....