segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O Que Não Somos.




Quando alguém se refere a uma pessoa com má intensão, com certeza, é para ofendê-la e deixa-la pensativa ao que ela detesta pensar que seja. O objetivo da ofensa é esse, ofender. Porém, a depender de quem a recebe, pode ser um ganho... Como assim? Se ainda não tenho a certeza de que não sou aquilo de que me chamam... Nada melhor do que esperar para ver nas horas mais turbulentas...

As ofensas, de pessoas para pessoa, serão sempre de níveis diferentes. Muitas levam em consideração fatores externos, como a pele, o corpo, alguns defeitos – psicológicos, físicos; outros, como sabem, procuram defeitos no próximo, ainda que aqueles possuam muito mais que qualquer um.

Na realidade, é um joguete que nos faz repensar o que somos e o que não somos. Exemplo disso é ao nos chamar de carecas, quando nossos cabelos começam a cair... (eu disse ‘começam!’), e iniciamos um pensamento decadente em relação à nossa pessoa, simplesmente por que alguém nos chamou pelo que não somos ainda. E se fôssemos?

Será que minha estrutura biológica, física, interna, meus valores que colho, meus princípios, minhas experiências que colhi... Enfim, tudo isso pode ser rotulado de “careca?”... Acredito que não. Será que careca não seria apenas minha cabeça? Acho que sim.

Baseando-me nessa premissa, gostaria de levar pessoas a repensarem seus conflitos internos quando são ofendidas, seja de negro, branquelo, problemático, careca, marginal... De coisas que geralmente representam um plano de nosso físico, e não de nossas personalidades. A questão, no entanto, é quando levamos todos nossos valores ao que somos como pele... E isso nos faz defensor daquilo que não somos.
Se temos orgulho de nossa pele, é maravilhoso, mas levá-la a fazer parte de nossas estruturas internas, legado, princípios, religião, seja o branco ou o negro, é meio perigoso, porque nos faz defensor do que não somos... E sim defensor do que nossas peles o são.

O que não somos

Não somos nossas peles, não somos nossos cabelos, não somos nossas ideias, não somos nossos pensamentos, não somos nossos andados, nossos carros, nossa casa, nossos filhos, nossas mães... Digo isso em razão de estarmos motivados a nos educar, desde tenra idade, ao que podemos ser, mas nunca ao que realmente somos.

A prova disso é quando morremos... Alguém sempre vai dizer.., “ele foi um grande pai”, outros vão dizer, “ela foi uma pessoa que sempre pensou nos filhos”, mais alguns... “Aqui, morreu um homem que nunca fez mal a ninguém...”, e assim por diante...

Desde que me conheço por gente, nunca, após um enterro, ouvi pessoas dizer... “Lá se foi o careca”, “Aquele cara tinha uma pele muito escura”, ou “poxa, como aquele cara era branco, chegando ser rosado!”...

É nessa hora que elementos internos de uma pessoa são ressaltados, pois o que realmente vale é o que ela faz, não o que a pele, o andado, a careca, o corpo dela são. Como eu disse, são simplesmente joguetes para provocar reações e nos fazer repensar o que somos...

Sei que estou sendo simplista, mas há provas de que tudo que possuímos serve como referencial para conflitar ou mesmo tirar proveito do próximo. No entanto, a prática, na maioria das vezes, e isso serve para movimentos racistas, anti isso, anti aquilo, que sempre levantam bandeiras com finalidades separatistas, assim com vários movimentos o fazem até hoje, enfim, a prática revela o lado mais claro do que podemos ser.

Casos há em que pessoas percebem que tudo não passa de patologia, que ao longo dos séculos, foi tomando conta de suas culturas, ou mesmo em suas simples vidas, quando um individuo salva a vida de alguém que se ama tanto, ou mesmo a vida daquele que passou seu primeiro e segundo graus, fazendo comentários jocosos, discriminadores, preconceituosos em sua juventude...

O primeiro pensamento é... “poxa, como vou agradecê-lo?”... “que pessoa maravilhosa, e eu não sabia!”... “O que faço para me desculpar...”... A partir daí, vem o aperto de mão, o abraço, diálogos, pequenos coisas que fazem desaparecer o que há muito se defendia como ser humano, mas que, ao deparar com elementos mais humanos ainda, constata-se: eram inconscientes enraizados em minha personalidade que sempre acreditou em valores errôneos, e que devem ser vigiados, pois podem voltar a partir de pequenas falhas... Mas quem não erra?

O que somos.


Somos assim, mais que isso. Mais que tudo que dizem e, o mais importante, o que acreditamos ser, no sentido físico, estrutural, comportamental e psicológico da questão. Somos, como diria o sábio, o mistério mais belo do universo, e por ele devemos viver... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Parte que nos Falta

"É ótimo ter dúvidas, mas é muito melhor respondê-las"  A sensação é de que todos te deixaram. Não há mais ninguém ao seu lado....