terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Poema Incompleto

À minha mãe, que se fora há três anos.
Esse poema, em sua homenagem, será sempre incompleto.




Eu e minha mãe. Amor real.





Foi uma lareira em tempo frio,
Em meu calor um rio,
Em meio às brumas, meu sol,
Em minha dor, meu carinho,
Em meio ao mundo, meu ninho,
...Meu dó.

Minha canção de ninar,
Em pequeno na outrora,
Ao dormir em seu colo,
Minha alma se fez na aurora.

Foste meu sorriso, meu apego,
Meu centro, meu amor,
Era a luz de minha vida,
Meu ninho de louvor.

Por que foste, minha querida?
Precisava do teu aconchego,
Dos teus segredos,
Presos aos meus.

Precisava de tua força fiel,
Dos teus olhos de busca,
De teu espírito de paz,
Do teu Deus.

(Mas) Ainda estás em mim,
Como o ar que respiro,
Como brisas sorrateiras,
Que me acorda matreiro,
Em meu mundo, por fim.

No entanto, não foste por encanto,
Pois estás em meu canto;
Assobio da manhã.

Estás em meu filho que amo,
No Deus que clamo,
Nas doces horas vãs.

Não menos em meus sonhos,
Em que tua mão eu sinto,
E tua presença  pressinto
Até o acordar.
Tão dura em teus olhos,
Tão forte em teu ser,
Resguardou vidas,
Como a tua,
Fez o Dever.

Mais que mãe tu foste,
Foste incansável rainha,
Destronou o mal teimoso,
Puxou-lhe a orelha e a minha.

Por que foste, amor meu,
Deixou-me sem ar,
E a vida sem encanto.
Deixou-me preso ao teu véu
À Tua lua bendita,
(E Hoje)
Choro meus dias sem teu manto.

(Ontem)
Caminhei ao teu lado, (e me deras tudo)
Nunca serei digno (no entanto),
Da tua face que da qual caíram prantos,
E que um dia me deixaram mudo.

Não acredito que se fora, (estrela minha)
Meu universo que um dia foi,
Estarás sempre ao meu lado,
Como um grande ser alado,

Assoprando a dor que dói.






Desculpe-me, mãe, pelas pobres palavras.
Saudade.

Um comentário:

  1. Vc consegue resumir tudo e algo mais que sentimos, e não sabemos nem por onde começar a desabafar. Obrigado mano pelas suas sabias palavras neste lindo poema..

    ResponderExcluir

A Parte que nos Falta

"É ótimo ter dúvidas, mas é muito melhor respondê-las"  A sensação é de que todos te deixaram. Não há mais ninguém ao seu lado....