terça-feira, 11 de junho de 2013

Velhos e Idosos

Idade: apenas um detalhe.




"A idade de um homem se mede pelo seu ideal, pelos seus sonhos" - J.A.L




É um assunto interessante este, principalmente porque nos toca o fator ideal. Este nunca envelhece, ou como dizia um grande filósofo, “nunca cai de moda”. É falar, mais uma vez de nós, só que de uma forma mais direta, simplista, sem rodeios. Estou a falar de Velhos e Idosos.


Velhos
Conheço muitos, entre eles pessoas jovens que acordam tarde, não fazem questão de ir em frente, e aceitam dogmas frágeis da maneira como lhes convêm.  Falo de rapazes, cuja forma de viver não está espelhada em nada, nem mesmo naquilo que acreditam – seja em partidos, em sua facção religiosa, em pais, mães, tios, enfim, são meros transeuntes de uma vida que precisa de remos e remadores.

Não estão, assim, propensos a nenhum ensinamento, a nada. Estão quase mortos. É a juventude estática, que, hoje, em meio a tecnologias de ponta, senta-se e esquece-se que há livros, empregos, aventuras ideológicas, conquistas e muito mais.

É a velhice.
Nela, há a conformidade em estilos, ou seja, qualquer que seja a música, ele, o jovem, vai dizer que é a melhor; qualquer que seja o filme, idem; qualquer que seja o livro... Enfim, se trancará ideologicamente e não aceitará a sua evolução natural, que, antes, em um passado honroso, era uma necessidade, em razão de guerras.

O jovem espartano, por exemplo, antes de completar seus treze anos, já fazia parte do batalhão de elite dos grandes generais, se fosse aceito nos exercícios; isso é retratado no grande livro “Portões de Fogo”. Não havia, claro, escolhas, mas, se fosse para escolher entre ficar parado e lutar pela sua pátria, de modo sábio, lidando o exército mais disciplinado que já houve...  O jovem de hoje, com certeza, correria para o colo da mamãe.

A velhice espelha uma educação de proteção em demasia, por assim dizer. Pois o pai que não ensina seu filho a ir atrás de seu próprio pão é um pouco responsável pelo comportamento dele. E quando cresce, acredita que o filho, por osmose, se dedique a algo ou que lute por isso. É como se fosse uma busca em direção  ao grande desconhecido... Sendo assim, é melhor o sofá, seu computador, a televisão, e o prato de comida na mão...

O Idoso
Nada pior do que a velhice, pois revela uma educação passiva a tudo, e nos deixa a reclamar como se fôssemos radicais ou doutores em assuntos, apenas com razões para não iniciarmos nada. O jovem-velho é aquele que diz o que ouve e dorme acreditando que sua opinião, em meio a várias outras também formadas por opiniões de outros, surtiu efeito no mundo... e daqui se criam passeatas do nada.

E como expectador disso tudo, o idoso sorri. Trabalha em seu quintal, planta suas verduras, as colhe; vai ao mercado, compra, traz; lava sua louça, varre sua casa, leva seu filho ou neto ao parque, conta-lhe histórias, se diverte em um futebol caseiro, conta piadas refinadas a sua senhora, e dorme o sono dos anjos.

O idoso, ao contrário do velho, ouve o ensinamento dos deuses, não se cala, nem se conforma, vai atrás de seus direitos, dorme em fila, sobe ladeiras, as desce, caminha pela manhã, e, se der, aceita propostas de emprego!

Esse grande humano, em nome de uma vida que merece ser vivida, em nome do conhecimento eterno, paquera, sutilmente, a mulher que há muito conquistou, e faz questão de fazê-lo todos os dias.

A juventude de Ouro


A real juventude, aquela que está em cada um, pode ser alcançada. É seguir a natureza que nos é dada, é caminhar para os nossos objetivos, se forte, ainda que a muralha seja alta. É estar preparado para enfrentar o grande minotauro que se esconde no labirinto de nossos problemas, é adquirir uma filosofia própria, e seguir o fio de Ariadne, é saber que temos que respeitar nossas justiças, nossa natureza, e não ter medo de entender a morte, pois ela caminha com a vida, lado a lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Parte que nos Falta

"É ótimo ter dúvidas, mas é muito melhor respondê-las"  A sensação é de que todos te deixaram. Não há mais ninguém ao seu lado....