sexta-feira, 28 de junho de 2013

Revoluções: À Sombra dos Grandes Homens

Platão aponta para o céu, Aristóteles para a terra. Escolha o caminho.




Na tradição, encontro eu mesmo, revestido de homens que vivenciaram a letargia de sistemas, e sentiram na pele a necessidade de engrandecer, elevar a patamares morais, o próprio homem, que, mesmo cego ante os desastres que criou, pedia aos deuses que lhe dessem a primazia da proteção – uma hipocrisia, que fora retratada muito tempo depois em nosso tempo.

Assim, os tempos se passaram, a estrutura física, moral, ética do homem virou relatividades – conversa de barzinho – das quais nasceram frivolidades em forma de leis. E homens a obedecê-las. Era a desconexão com o passado, com o sagrado, com Deus, e, por consequência, consigo mesmo. Ficando para novos ciclos a tomada de atitudes em relação ao que é realmente valoroso...


Do que falo? – revolução.


Um dia, em uma palestra, de um filósofo chileno de nome Jorge A. Livrarga, em vídeo, fiquei estático com uma realidade simples a que estávamos passando. Ele falava de coisas simples, objetivando o profundo do ser humano, como o papel da mesa, da cadeira; falava da harmonia e beleza entre coisas diferentes. Falava do universo a que estamos tão acostumados a viver, mas não presenciar.

Enfim, ainda que não fosse possível entender todo seu sotaque rápido-latino, percebi que havia entendido o bastante. O resto não importava. Mesmo assim, vibrava quando podia! Era a informação adentrando em meu cérebro, tomando conta de meu racional, adentrando em meus sentidos, e sutilmente tocando a crista de minha alma. Era música para ela.

“Precisamos , disse ele, de voltar às nossas origens! De entender o papel humano, aqui e agora, senão a decadência nos banirá. Precisamos entender nosso papel, assim como uma mesa que serve para colocar coisas, assim como uma cadeira para se sentar” completou. “entender que a beleza não está longe de nós, pois é em elementos diferentes que a encontramos; em elementos simples, como esse forro – tocando no pano da mesa – e unido a essa jarra, a esses copos, podemos dizer que mesa, cadeira, copo e jarra fazem uma harmonia, por isso temos a beleza”, sublinhou. falou um pouco sobre Justiça. Se todos os objetos, naquela mesa, estivessem fazendo o seu papel de acordo com sua natureza, estariam sendo justos em relação ao que são. Isso me tocou, pois me perguntei se eu estaria de acordo com minha natureza...

...Olhei para mim, e pude ver um pouco dessa grandeza. Mas percebi que o simples não é tão fácil de ser percebido, pois somos passivos de sermos complexos, imediatistas, racionalistas, no sentido mais baixo possível, mas nunca simplistas, de modo a perceber que mesa, cadeira e copos formam elementos naturais de harmonia e beleza – claro, tudo isso como metáforas – e ainda, tinha que refletir mais, não só sobre mim e a meus atos, mas também sobre o próprio homem moderno, que, como foi dito, está se distanciando de suas origens.

Depois de muito tempo mesmo, percebi que o grande filósofo tinha bebido na água dos grandes mestres da humanidade – Platão, Sócrates, Pitágoras, Cristo, Zoroastro, Pré-socráticos, etc – e trazido a fumaça do conhecimento aos parcos seres que ali se sentiam mais parcos ainda, pois, tenho a certeza, foi um baque para todos...

Ele, um mestre, que já tinha milhares de discípulos, estava ali graças a sua praticidade naquilo que expunha a todos. Ou seja, não era mais um falacioso ser que lera duzentos e um livros e dizia-se (se é que disse alguma vez...) filósofo. Não, não era. Sua honradez, elucidada em suas palavras, deixava claro que não tínhamos um crente, católico, frei, monge, mas um homem especial, dizendo que não havia mais tempo a perder, e, mais do que nunca, partir para a humanização do homem. Já!

E dentro desse critério, desse referencial, digo mais uma vez, temos que nos pautar. Seja onde estivermos -, em casa, no trabalho, no amor, nas escolhas, no buscar material ou não. Enfim, dar um basta sem dar um basta radical, sem ser xiita, desumano, senão estaremos fazendo parte do mesmo mundo, tentando não ser dele.






Volto com mais revoluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Parte que nos Falta

"É ótimo ter dúvidas, mas é muito melhor respondê-las"  A sensação é de que todos te deixaram. Não há mais ninguém ao seu lado....